Visual Basic

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Visual Basic

Mensagem por MauvadO em Ter Abr 07, 2015 10:31 pm

O Visual Basic (abreviado como VB) é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente por aplicações legadas...

Um aperfeiçoamento do BASIC, a linguagem é dirigida por eventos (event driven), e possui também um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE — Integrated Development Environment) totalmente gráfico, facilitando enormemente a construção da interface das aplicações (GUI — Graphical User Interface).1 O nome Visual Basic, é Derivado de:

Basic — a linguagem de Programação
Visual — o Nome do Pacote EX: Visual studio (Visual C++, Visual C#, Visual Basic .NET)
Visual Basic era muito usada em ambientes corporativos: uma pesquisa de 2005 indicou que 62% dos programadores usavam uma forma de Visual Basic, seguido de C++, JavaScript, C# e Java. Atualmente foi suplantada pelo Java2

Em suas primeiras versões, o Visual Basic não permitia acesso a bancos de dados, sendo portanto voltado apenas para iniciantes, mas devido ao sucesso entre as empresas — que faziam uso de componentes adicionais fabricados por terceiros para acesso a dados — a linguagem logo adotou tecnologias como DAO, RDO, e ADO, também da Microsoft, permitindo fácil acesso a bases de dados. Mais tarde foi adicionada também a possibilidade de criação de controles ActiveX, e, com a chegada do Visual Studio .NET, o Visual Basic — que era pseudo-orientada a objetos — tornou-se uma linguagem totalmente orientada a objetos (OO).

Existem várias linguagens derivadas, entre as quais:

VBScript é a linguagem default (por definição) para Active Server Pages e pode ser usada no scripting (programação) de Windows e de páginas da Internet.
Visual Basic .NET é a nova versão do Visual Basic, que é parte integrante da plataforma Microsoft .NET. Essa versão não é totalmente compatível com as versões anteriores, mas existe a possibilidade de converter códigos antigos, que após uma revisão podem ser usados no Visual Basic .NET. Para fins de comparação, essa linguagem usa o paradigma de Orientação a Objeto e você encontrará muita semelhança com o Java.
Visual Basic for Applications (VBA) permite a criação de macros, e está integrado em todos os produtos da família de produtos Microsoft Office, e também em outros produtos de terceiros tais como Visio (agora pertencente à Microsoft) e WordPerfect Office 2002.

Exemplo de um código em Visual Basic 6
Código:
Private Sub Form_Load()
    'Exibe uma caixa de mensagem com a descrição "Olá mundo!"
    MsgBox "Olá mundo!"
End Sub
 
Private Sub Command1_Click()
 
    On Error GoTo Erro
    Dim A ,B ,C  as Long
    A = InputBox("Informe o 1° número a somar : ", "Soma", "")
    B = InputBox("Informe o 2° número a somar : ", "Soma", "")
    C = A + B
    MsgBox C, vbInformation + vbOKOnly, "Soma"
Exit Sub
Erro:
    If Err.Number <> 0 Then
        MsgBox "Ocorreu o seguinte erro : " & Err.Description & vbCrLf & "Código do erro : " & Err.Number, vbInformation + vbOKOnly, "Alerta!"
    End If
 
End Sub

Atenciosamente Equipe WP
Laughing Laughing
avatar
MauvadO
Admin
Admin

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 16

http://worldprogramme.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum